domingo, 4 de agosto de 2013

Conhecendo: ETEC Aristóteles Ferreira

Em breve, os alunos do nono ano estarão se formando, e nesse período, muitas dúvidas surgem a respeito de qual caminho traçar. Essa indecisão faz parte, e temos conversado frequentemente em sala sobre as diferenças e possibilidades de escolhas para o Ensino Médio. Para sanar as frequentes perguntas dos alunos, decidi criar esse espaço no blog, onde irei colocar informações específicas sobre Escolas Técnicas e Federais da região e seus processos seletivos, além de dicas para prestar seus vestibulinhos. Espero que aproveitem a nova sessão "Conhecendo".


A Escola Técnica Estadual (ETEC) Aristóteles Ferreira se localiza na Avenida Dr. Epitácio Pessoa, 466, próximo ao shopping Praiamar, no bairro da Aparecida. A escola, que é uma das mais de cem
administradas pelo Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, iniciou suas atividades em 1969.

Atualmente, a unidade possui mais de mil e quinhentos alunos e oferece dez cursos, sendo nove deles na área técnica e o Ensino Médio. Os cursos são gratuitos e possuem, em média, de três anos a um ano e meio de duração. Para ingressar em qualquer curso é preciso passar por um processo seletivo, que acontece duas vezes no ano.

Os cursos técnicos oferecidos pela ETEC Aristóteles Ferreira são: Agenciamento de Viagem, Desenho de Construção Civil, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Telecomunicações. Para se matricular em qualquer um dos cursos é preciso prestar e passar no Vestibulinho, que acontece no meio e no final do ano. Para prestar uma vaga para qualquer curso técnico é preciso estar cursando ou ter cursado o segundo ano do Ensino Médio.

O Ensino Médio se destina aos candidatos que estejam finalizando ou já tenham concluído o Ensino Fundamental. Para concorrer a uma vaga é preciso prestar o Vestibulinho que acontece no final do ano. A escola oferece cerca de 140 vagas no período matutino para o primeiro ano do Ensino Médio, preenchidas pelos alunos que tiverem melhor desempenho na avaliação do processo seletivo. Além das disciplinas da Base Nacional Comum, como Língua Portuguesa e Literatura, Matemática, História, Geografia, Química, Física, Arte, Educação Física e Biologia os alunos também possuem aulas das disciplinas da Parte Diversificada, como projetos e línguas.

A escola oferece também 40 vagas para o Ensino Médio integrado ao técnico de Eletrotécnica. O curso é integral e, ao final dos três anos, o aluno recebe a certificação de conclusão do Ensino Médio e o diploma de Técnico em Eletrotécnica.

No último resultado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) divulgado pelo MEC, a ETEC Aristóteles Ferreira foi a segunda melhor escola pública da Baixada Santista, com nota 618,44, ficando atrás apenas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Cubatão.

Referência: http://www.etecaristotelesferreira.com.br/

3 comentários:

Editions disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Editions disse...

visto professora,
João Guilherme.

Unknown disse...

Já li professora, obrigada!

Postar um comentário