As histórias em
quadrinhos são narrativas que combinam textos e imagens. Além de divertir, os
quadrinhos também podem facilitar a compreensão de vários fatos históricos e de
outros temas, muitas vezes de forma crítica e criativa.
Os alunos do 6º e 7º ano farão, como atividade avaliativa,
uma história em quadrinhos sobre os temas trabalhados em classe:
6º ano: “A vida na Mesopotâmia”
7º ano: “A vida na Idade Média”
Para montar o trabalho, seguem os passos
necessários e algumas dicas:
1º Passo: Organização da sala
– Divisão da turma em duplas.
2º Passo: Pesquisa – Pesquisar
em diferentes fontes o tema; fazer a leitura do capítulo do livro didático
referente ao assunto e anotar as informações necessárias para elaboração do
trabalho.
3º Passo: Divisão das tarefas
– A divisão pode ser feita de acordo com o talento de cada aluno. Um pode ficar
responsável pelos desenhos e o outro pela criação da história. O importante é
que os dois colegas trabalhem em conjunto!
4º Passo: Criação – O primeiro
a se fazer é criar os personagens que vão fazer parte da história, suas
características, quem eles são e seus nomes. Em seguida, com base nos
personagens, cria-se a história, e por fim, o título da história. Use como
exemplo para o seu trabalho gibis conhecidos, como os da Turma da Mônica.
5º Passo: Disposição e formato
dos quadrinhos – Calcule quantos quadrinhos sua história vai ter e a quantidade
de páginas. O gibi deverá ser feito em folha de sulfite dobrada ao meio.
Os quadrinhos não precisam ter todos os mesmo tamanhos |
6º Passo: Elaboração da
história – Agora é o momento de desenhar a história. Se os alunos tiverem
dificuldades para desenhar, podem usar a técnica de colagem para criar os
personagens e cenários. Comece os quadrinhos pelos textos e depois pelos
desenhos. Cuidado com frases longas demais e atenção para que os textos dos
balões estejam legíveis. Para pintar os quadrinhos use lápis de cor.
Técnica de colagem |
7º Passo: Elaboração da capa –
A capa deve conter os nomes dos autores, o título da história e um desenho que
ilustre o tema. No final da história, acrescentar as referências usadas nas
pesquisas.
A capa deve possuir nome e ilustração referentes à história tratada no gibi |
Data de entrega: 6º ano - 13/06 e 7º ano - 18/06
Referências: AZEVEDO, Gislane Campos. Projeto Teláris: História - 1.ed. - São Paulo: Ática, 2012.
0 comentários:
Postar um comentário